Domingo, 24 de Fevereiro de 2008

Maravilhas Candidatas

Edifício dos Paços de Concelho


 Inaugurado em 1987, da autoria do Arquitecto Alcino de Soutinho, o Edifício dos Paços do Concelho, marca importante da moderna arquitectura portuguesa, ergue-se entre o Jardim Basílio Teles, do qual se separa por uma longa fonte e espelho de água, e "abraça" o antigo palacete do Visconde de Trevões , onde se encontra instalada a Biblioteca Municipal Florbela Espanca.



 

Igreja Matriz de Matosinhos (Bom Jesus)

 

Edificado no século XVI, o edifício, renascentista de origem, sofreu alterações marcantes no séc. XVII, com a introdução da talha dourada e, ao nível da fachada, pela mão do italiano Nicolau Nasoni, transformações essas que lhe conferiram as características barrocas hoje em dia dominantes.

Nas festas da cidade, na Romaria do Senhor de Matosinhos, a Igreja é visitada por inúmeros visitantes atraídos pelos arranjos florais e pela imagem datada do séc. XIII , uma das mais antigas imagens do género, de Cristo crucificado.

 

 

Museu e Quinta de Santiago

Sensivelmente no centro da freguesia de Leça da Palmeira, a Casa da Quinta de Santiago é um belíssimo edifício do final do séc. XIX, com elementos revivalistas, restaurada pelo Município e adaptada a Museu de Arte de Matosinhos.
A exposição permanente de pintura de Augusto Gomes, Agostinho Salgado e António Carneiro, integra-se harmoniosamente no resto da casa, aberta ao público. Daqui, pode obter-se uma panorâmica sobre o porto de Leixões e os jardins envolventes, que são muito belos.

Obelisco da Memória
Neste extenso areal da praia da Memória, situada em Perafita, podemos observar  um obelisco de pedra que comemora o desembarque, em 1831, das tropas liberais, comandadas por D. Pedro IV, que marca o fim do regime absolutista em Portugal.

 

Mercado de Matosinhos

O Mercado de Matosinhos, é um dos locais mais emblemáticos da cidade e situa-se nas imediações do Porto de Leixões.

 

Ponte da Pedra

Integrada na estrada romana que ligava a cidade de Olisipo (actual Lisboa) à capital da região da Callaecia a cidade de Bracara Augusta (Braga) passando por Cale (Porto), a sua construção remonta ao século II d.C. É uma ponte com tabuleiro plano construída com um único arco de volta.

Castro de Guifões

Nesta freguesia de Guifões podem ser observados os vestígios de uma ocupação da Idade do Ferro, posteriormente romanizada, no castro localizado no Monte Castelo. Um "trilho pedagógico" possibilita ao visitante orientações ao longo do património arqueológico e natural.
Tanques da Salga de Peixe
Na praia de Angeiras, em Lavra, encontram-se alguns tanques, escavados na rocha, do período da ocupação romana, que se destinavam à conserva do peixe (garum e salga).
Contudo, estes tanques só podem ser admirados no Verão, posto que, no resto do ano, se encontram submersos, devido às marés de Inverno.
Casa de Chá da Boa Nova/Piscina das Marés

A Casa de Chá da Boa Nova é uma conhecida casa de chá e restaurante, instalada no edifício que foi uma das primeiras obras (1958-1963) do arquitecto Álvaro Siza Vieira, localizada em Leça da Palmeira, Portugal.

A Piscina das Marés é também uma obra de Álvaro Siza e foi inaugurada em 1966. Em 2006 foi classificada como Monumento Nacional, considerada um exemplar da harmonização dinâmica do espaço construído com as formas criadas pela natureza.

  

Monumento Sr. Padrão

Seguindo pela Rua Heróis de França e Rua do Godinho, encontra-se este monumento do séc. XVIII, relacionado com a lenda do Bom Jesus Matosinhos, segundo a qual terá dado à praia de Matosinhos uma relíquia, concretamente uma imagem muito antiga de Jesus Cristo.
Casa Museu Abel Salazar
Na freguesia de São Mamede de Infesta, a casa onde viveu o notável cientista e polifacetado artista. A sua obra diversificou-se nas áreas da pintura, escultura, cerâmica e medicina.
Mosteiro de Leça do Balio
Templo do séc. XII, de estilo gótico primitivo, com uma torre de traça românica, que mede 27 metros de altura. Foi nesta Igreja que o Rei D. Fernando casou com D. Leonor Teles e nela se sediou o mosteiro da Ordem Militar do Hospital.
Aqui, podem ser admirados o túmulo de Frei João Coelho (Grão-Mestre da Ordem), da autoria de Diogo Pires, "O Moço" e a arca tumular de Frei Vasques Pimentel, onde existe uma inscrição latina com dados biográficos deste guerreiro.
Porto de Leixões/ Titãs
Da ponte móvel, que une as freguesias de Matosinhos e Leça da Palmela, pode contemplar-se o porto de Leixões, bacia construída em 1884 e que, em cada um dos seus molhes, ostenta ainda os denominados "Titãs", os grandes guindastes que serviram para construir este porto e constituem raríssimos exemplares no mundo inteiro.

 

Fonte das Sete Bicas

A Fonte das Sete Bicas é um monumento de arquitectura simples. Da base de uma parede granítica ressaltam (as) sete bicas, às quais se acede por uma ampla escadaria em semicírculo. Sobre as fontes uma inscrição epigráfica indica que “AQUI APAREC/EO NOSSA SE/NHORA DA ORA/ LOUVADO SEJA O/ SANCTISSIMO SACRA MENTO” e, encimando o conjunto, um motivo decorativo acolhe um nicho onde se observa uma imagem, igualmente de granito, de Nossa Senhora com o Menino.

E aqui estão as 14 maravilhas candidatas.

Toca a votar!

 

Sentímo-nos: Com vontade de votar!
Publicado por 7maravilhasmatosinhos às 15:12
Link do post | Deixa a tua marca | Adicionar aos favoritos

.Sobre nós

.Novidades

. Gala das 7 Maravilhas de ...

. Novidades Mato-Maravilhos...

. Maravilhas Candidatas

. Começou a votação....

. Iniciativa divulgada

. Redução da lista

. Quem somos?

. Fonte das Sete Bicas

. Quinta do Chantre

. Ponte dos Ronfes

. Ponte de Pedra

. Ponte de D. Goimil

. Museu da Misericórdia de ...

. Museu de História da Esco...

. Museu dos Bombeiros

. Casa do Mar e Tanques Rom...

. Casa Museu de Abel Salaza...

. Ponte do Carro

. Homem da Maça

. Tanques de Salga de Peixe

.O que já passou

. Maio 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Links

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.O que queres saber

 
blogs SAPO

.subscrever feeds