Segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2008

Iniciativa divulgada

Bem caros Leitores deste blog, devemos referir que a nossa iniciativa foi divulgada pelo Jornal da Cidade de Matosinhos, Matosinhos Hoje

 

Assim sendo, como vemos o nosso trabalho reconhecido, postamos aqui o artigo

 

Desfrutem!

Por iniciativas de alunos da escola Gonçalves Zarco
Matosinhos vai ter as suas “Sete Maravilhas”

A ideia surgiu no início do ano e, aos poucos, foi ganhando “pernas para andar”. Agora já é um projecto acarinhado, não só pelos seus criadores, como também por toda a comunidade escolar e até pela autarquia
Estamos a falar do projecto “As Sete Maravilhas de Matosinhos”, apoiado por Joel Cleto, nascido no âmbito da disciplina de Área de Projecto, da turma 3, do 12º ano da Escola Secundária Gonçalves Zarco, em Matosinhos.
Ana Cláudia Jesus, Lisa Fernandes, Pedro Maio e Pedro Marques, alunos do 12ºano, sob orientação da professora Maria do Céu Machado, resolveram conhecer melhor a terra onde vivem e estudar o seu concelho. Assim, na tentativa de serem um pouco mais originais e criativos, não se limitaram a algumas idas à biblioteca e à apresentação à turma das suas conclusões. Resolveram encontrar as construções mais marcantes de uma determinada época e/ou as mais imponentes e organizar, durante o ano lectivo, um concurso aberto a toda a comunidade, com o intuito de escolher “As Sete Maravilhas de Matosinhos”.
Para tal, primeiro fizeram uma pesquisa que lhes permitiu conhecer melhor a sua região e, para cada “maravilha” encontrada, elaboraram um pequeno texto de apresentação, que difundiram numa brochura.
Os objectivos que presidiram à execução deste projecto, como os próprios autores referiram na sessão de apresentação pública, prendem-se, essencialmente, com a divulgação do património arquitectónico de Matosinhos. “Até para nós foi bom, pois havia monumentos ou locais que não conhecíamos bem”, confessam estes jovens cheios de entusiasmo. O grupo de alunos confessou esperar apoio para a divulgação deste trabalho, pois gostaria de ver a população “a escolher através de um site e inquéritos”. Pediu ainda o Salão Nobre da Câmara para servir de palco à Gala Final, que desejava aberta a todos os matosinhenses. Explicou que a cada construção será atribuído um diploma, uma placa simbólica para cada representante. Nesta fase, o júri escolheu 14 das 37 “maravilhas” propostas pelos alunos, tendo ficado escolhidas para a próxima fase as seguintes: Mercado Municipal, Edifício dos Paços do Concelho, Fonte das Sete Bicas, Igreja Matriz de Matosinhos, Museu e Quinta de Santiago, Porto de Leixões e Titãs, Obelisco da Memória, Mosteiro de Leça do Balio, Monumento Senhor do Padrão, Piscina das Marés e Casa de Chá da Boa Nova, Castro de Guifões, Tanques de Salga, Museu Abel Salazar, Ponte da Pedra. O júri, da primeira fase de pré-selecção deste concurso, que decorreu na passada sexta-feira, foi constituído por um elemento da Rádio Clube de Matosinhos, João Lourival, pelo Presidente do Conselho Executivo da Escola Gonçalves Zarco, José Ramos, pelo professor de História, Delfim Ferreira, pelo historiador Joel Cleto, e por um elemento do Matosinhos Hoje. Em Maio esperam organizar uma gala na qual serão revelados as construções escolhidas.
De realçar o apoio dado por o presidente do executivo, Guilherme Pinto que achou uma belíssima ideia, e prometeu ajudar no que for preciso.

Fonte:

http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=347&id=17143&idSeccao=2858&Action=noticia

Sentímo-nos: Optimos
Publicado por 7maravilhasmatosinhos às 11:02
Link do post | Deixa a tua marca | Adicionar aos favoritos

.Sobre nós

.Novidades

. Gala das 7 Maravilhas de ...

. Novidades Mato-Maravilhos...

. Maravilhas Candidatas

. Começou a votação....

. Iniciativa divulgada

. Redução da lista

. Quem somos?

. Fonte das Sete Bicas

. Quinta do Chantre

. Ponte dos Ronfes

. Ponte de Pedra

. Ponte de D. Goimil

. Museu da Misericórdia de ...

. Museu de História da Esco...

. Museu dos Bombeiros

. Casa do Mar e Tanques Rom...

. Casa Museu de Abel Salaza...

. Ponte do Carro

. Homem da Maça

. Tanques de Salga de Peixe

.O que já passou

. Maio 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Links

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.O que queres saber

 
blogs SAPO

.subscrever feeds